Seg - Sex: 9h00-19h00
geral@vdc-consulting.pt
(+351) 215 894 647

Dress to impress… quem recruta!

//
Categories

Qual o modelito 👗🩳 que te traz mais sucesso numa entrevista? Nós respondemos: é aquele que for adequado à função e à empresa para a qual te candidatas. 

Não somos especialistas em moda, mas sabemos aquilo que os nossos Clientes tendem a procurar, por isso deixamos sugestões sobre o que é importante considerares antes de abrires o armário.

  1. 🔎Investiga o teu Cliente: procura fotos na internet e tenta perceber se é mais conservador ou mais descontraído. Se o processo for através de uma agência de recrutamento podes pedir-lhes informações. A função também é relevante, a tua imagem será particularmente relevante em funções onde tens contacto com o público. Há clichés que te podem orientar: o sector Automóvel, a Banca e os Seguros tendem a ser mais conservadores enquanto as Agências de Publicidade tendem a ser mais descontraídas. Vale a pena investigar pois “cada caso é um caso”, assim, poderás vestir-te no mesmo registo que vigora na empresa/função.
  2. 🤔 Sê moderado: queres que o entrevistador se foque no que dizes e não no barulho que as tuas pulseiras fazem ao bater na mesa. A não ser que estejas a concorrer para funções de criativo ou RP, evitar distracções é uma estratégia a seguir.
  3. ⚠️ Situações específicas que deves ponderar:
    1. 👟Ténis: têm invadido os meios mais conservadores, mas ainda não são aceites por todos.
    1. 👩🏻‍🎤Tatuagens e piercings: continuam a ser pouco tolerados nos meios mais conservadores, já viste algum advogado tatuado? Mas parece ser a regra no futebol e temos alguns Clientes que estão confortáveis com a ideia.
    1. 💅🏻Unhas: se fizerem lembrar uma águia, reconsidera se vale mesmo a pena… Lembra-te que tê-las demasiado compridas é pouco prático em algumas funções, não vale a pena o recrutador ficar com dúvidas sobre a tua capacidade de escrever rapidamente num teclado.
    1. 👁️Pestanas postiças: são perfeitamente aceitáveis desde que o tamanho não seja exagerado, se fizerem efeito “cortina”, pensa duas vezes.
    1. 😎Óculos de sol: garantimos que não te fazem falta numa entrevista: nem na cara nem na cabeça.

Se tens um estilo muito marcado e não queres abrir mão dele para aumentares a probabilidade de seres seleccionado, é um direito que tens. As nossas dicas baseiam-se na nossa experiência no terreno e partilhamo-las para que possas tomar uma decisão consciente. 

Se tiveres questões que nos queiras colocar sobre este tema usa o nosso email: recrutamento@vdc-consulting.pt. Boa sorte! 🤞🏻