Quais as 6 coisas a EVITAR numa fotografia de CV?

Fomos perguntar à fotógrafa profissional, Ana Amorim, sobre quais são os maiores erros que as pessoas cometem ao escolherem uma fotografia para o seu CV. Afinal, numa candidatura todos os detalhes contam. E a Ana deu-nos não uma, mas seis recomendações essenciais!


Ao colocar a sua fotografia no CV deve ter em consideração o seguinte:

· ATENÇÃO ao fundo. Não use a praia, um espaço de lazer, discoteca, etc… Evite que a fotografia sugira que foi feita numa situação pessoal.

· NÃO use uma fotografia desatualizada. É importante que o recrutador, numa situação de entrevista, consiga identificar a pessoa com a fotografia que viu no CV.

· CUIDADO com as fotografias com pouca qualidade, mal iluminadas e que não mostram bem o rosto.

· NUNCA escolha um autorretrato ou uma selfie.

· NÃO use uma fotografia desadequada à área a que se está a candidatar. Ou seja, tenha em atenção o que veste, a postura corporal, cabelo, barba e acessórios.

· REFREIE o uso de filtros e edição extrema das fotografias.

Na VDC analisamos muitos CV’s e temos a noção clara de que a fotografia é um cartão de visita que terá impacto na visão que o recrutador constrói sobre o candidato. A fotografia deve estar em linha com as respectivas qualificações, experiência e objetivos de carreira sendo a harmonia entre todos estes pontos a chave do sucesso.

Pode fazer a sua própria fotografia mas, se preferir que seja um profissional, recomendamos uma visita ao site da fotógrafa Ana Amorim:

https://www.anamorim.pt/fotografia-corporativa

Ana Amorim trabalha como fotógrafa profissional desde 2012. Formada em Novas Tecnologias da Comunicação e após 14 anos de experiência no mundo corporativo desenvolveu a sua prática fotográfica para trabalhar vários nichos de mercado. Desde a fotografia corporativa e de branding pessoal, passando pela fotografia de produto, de imobiliário, comercial e pela fotografia de família.